30 março 2011

Dicas para diminuir a taxa de rejeição em seu site

A maioria dos webmasters que estão começando a desenvolver seus sites, tem a divulgação como uma das principais tarefas a se fazer em relação ao site. Realmente este é uma das mais importantes tarefas, porém não é a única.

Na verdade nós webmasters também precisamos nos preocupar com a taxa de rejeição, que caso esteja muito alta, pode significar que o site está com algum tipo de problema que precisa ser concertado.

Isso pode ser feito desenvolvendo um site de forma que ele chame a atenção, incentivando os visitantes a permanecerem para olhar mais do conteúdo disponível, adicionar nos favoritos para uma futura visita e/ou recomendar paraamigos.

Mas o que é a taxa de rejeição
A taxa de rejeição é o percentual de usuários que visitam o seu site e abandonam a navegação na mesma página em que chegaram.

Por exemplo:
Digamos que 100 pessoas vão até um buscador como o Google e digitem palavras que os levem até uma determinada página do seu site (não precisa ser a página inicial), mas que por algum motivo 80 deles decidam voltar para o buscador para procurar por outro site.

Isso quer dizer que a taxa de rejeição do seu site está na casa dos 80%(muito alto), já que ele foi rejeitado por 80 dos 100 visitantes que o acessaram.

Como saber a taxa de rejeição das páginas de um site
Uma ferramenta muito útil que permite saber qual a taxa de rejeição das páginas de seu site/blog é o Google Analytics, que é uma ferramenta gratuita de estatísticas oferecida pelo Google.Conteúdo principal - Google Analytics

Clique na imagem para ampliar

Qual a média da taxa de rejeição ideal
Não existe uma média de taxa de rejeição ideal, já que as pessoas tem gostos diferentes, com diferentes interesses. Portanto é IMPOSSÍVEL criar um site que agrade 100% dos visitantes, ficando um tempo de rejeição ideal (na minha opinião) na casa dos 50 e 60% para a maioria dos sites.

O que nós temos que fazer é tentar agradar o maior número de visitantes possível, criando um conteúdo de qualidade, design limpo, links postados em locais estratégicos da página e etc.

No entanto, você deve entender que existem alguns tipos de páginas que não importa o que você faça, a taxa de rejeição não abaixa para um nível aceitável. Isso é muito comum em páginas em que o visitante não concorda com algo presente na página ou que ela tenha sido otimizada para palavras-chave que não são relacionadas ao assunto da página.

Confira algumas das dicas que eu passo para que seu site tenha uma taxa de rejeição mais baixa possível.

Conteúdo de qualidade

Este é o mais importante quesito que vai determinar qual a taxa de rejeição das páginas de um site.
Quando as pessoas realizam suas buscas pela internet, elas estão a procura de conteúdo que supra suas necessidades de informação/ entretenimento.

Por isso é importante que você crie conteúdo que seja interessante, útil e ou agradável para as pessoas. Caso contrário, não haverá motivos para eles permanecerem no seu site.

Recomendo a leitura do artigo “Qual a definição para conteúdo de qualidade“.

Excesso ou escassez de informação

A maioria das pessoas tem preguiça de ler, principalmente quando elas não estão 100% interessadas no conteúdo.
Isso quer dizer que, algumas pessoas podem deixar seu site, caso a página apresente uma quantidade de informação acima do que elas estão dispostas a ler.

Este é um assunto delicado, já que dependendo do tipo do conteúdo que você escreve, pode ser necessário que a página contenha muita informação, como é o caso de sites técnicos, ou que contenha pouca informação, como é o caso dos sites direcionados a crianças.

Portanto é necessário que você analise qual seria a quantidade de informação ideal para cada página de seu site e tente criar o conteúdo de acordo com a o que você acha que seria melhor, podendo até dividir a página em diversas páginas, caso seja necessário.

Publicidade em excesso

Este é um dos problemas mais graves, já que as pessoas estão a procura de conteúdo e não de banners.

Se você pretende ganhar dinheiro com seu site, procure ser moderado na hora de adicionar as publicidades em seu site.
Também evite todo tipo de publicidade que abra uma nova janela (popups), já que esse é uma das maiores reclamações dos internautas.

Recomendo a leitura do artigo “Ganhe mais tentando ganhar menos“.

Servidor lento

Se um site demora para abrir, as chances de o visitante desistir da visita e procurar um outro site são muito grandes.

Por isso é muito importante hospedar seu site em servidores profissionais que sejam capazes de carregar o seu site no computador do visitante o mais rápido possível.

Recomendo a leitura do artigo “O caos das empresas de hospedagem grátis“.

Site pesado

A inclusão em excesso de imagens, vídeos, músicas, animações e etc., podem tornar o site pesado a ponto de impedir o acesso de visitantes com conexões modestas (56 kb). Por isso é importante manter o site o mais enxuto possível, evitando adicionar qualquer coisa que não traga valor a página.

Você deve prestar atenção em especial as imagens, que de preferência, devem ser otimizadas de forma a diminuir seu peso, antes de serem adicionadas ao seu site.

Excelentes ferramentas gratuitas para editar as imagens são o Photo Scape e oPhoto Filtre.

Layout desconfigurado

Existem diversos tipos de navegadores que podem ser utilizados para se navegar na internet, como é o caso do Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Ópera e etc.
O problema é que cada um deles trabalham de formas diferentes, podendo exibir seu site desconfigurado, escondendo o menu ou até mesmo o conteúdo. Confira a imagem abaixo que mostra o menu desalinhado.

criar sites layout torto
Na imagem acima você pode conferir o antigo template do Criar Sites com o menu de navegação desalinhado.

Por isso é importante tornar seu site compatível com a maior parte dos navegadores para garantir que seus visitantes consigam navegar no site normalmente.

Existem diversas ferramentas que permitem descobrir como seu site aparece em diversos tipos e versões de navegadores como é o caso do View Like Us e do Debug Bar.

Conclusões
A taxa de rejeição é um fator importante que você deve monitorar para saber como o seu site está se desenvolvendo. Se essa taxa estiver muito alta, é sinal de que você tem muito trabalho pela frente.

A melhora da taxa de rejeição pode trazer diversos benefícios, como o aumento do tempo médio de permanência e mais visitas ao longo do tempo, que podem ser traduzidos em mais negócios e ou lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário