15 março 2009

Pós-Graduação em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia

As tecnologias da escrita fazem parte das ações cotidianas de todas as pessoas. Dominar a comunicação em plataformas impressas e multimídia tornou-se um dos trabalhos especializados mais demandados da atualidade, mas eles precisam ser feitos com eficácia, por profissionais que tenham conhecimentos declarativos e procedimentais sobre a escrita, o design, os suportes e os efeitos da comunicação.

O curso de Projetos Editoriais Impressos e Multimídia propõe a reflexão e a prática de projetos para várias mídias, especialmente livros, revistas, jornais, portais, sites e aplicativos multimídia. A partir de disciplinas teóricas e de oficinas, o aluno poderá desenvolver habilidades de criação, gestão, coordenação e execução de processos e produtos editoriais, com professores experientes no mercado e na docência.


Objetivos

*
Oferecer formação especializada ao profissional que deseje criar projetos editoriais, impressos ou multimídia.
*
Dar condições para que o profissional possa gerenciar ou reposicionar projetos existentes.
*
Desenvolver a capacidade de gerir equipes de produção editorial.
*
Oferecer os conhecimentos necessários para que o autor ou condutor de um projeto editorial possa submetê-lo a leis de incentivo e divulgar a produção.
*
Capacitar o egresso a atuar sobre diversos suportes e linguagens.

Público-Alvo

Pessoas interessadas em conceber e desenvolver projeto editorial (jornal, revista, livro e multimídia), em contextos institucionais, sociais, culturais, científicos ou projetos pessoais. Profissionais de Letras e de Comunicação Social, de quaisquer habilitações, podem ser especialmente interessados no curso.

Grade Curricular

* Módulo I: Comunicação e Gestão de Projetos
Comunicação e Contemporaneidade
Texto: criação, edição e revisão
Gestão de Projetos Editoriais
* Módulo II: Concepção e Desenvolvimento de Projetos para Impresso
Projetos aplicados ao jornal
Projetos aplicados à revista
Projetos aplicados ao livro
* Módulo III: Concepção e Desenvolvimento de Projetos para Multimídia
Projetos aplicados a ambientes multimídia (CD, DVD e mídias móveis)
Projetos aplicados à Internet
* Módulo IV: Projeto, Legislação e Mercado
Leis de incentivo à cultura
Marketing e Relacionamento
Metodologia Científica
* Seminários Temáticos
* Seminários de Projetos

Carga Horária

360 h/a

Local

Campus Aimorés - Rua Aimorés, 1.451 - Lourdes

Horário

5ª, 6ª (19h10 às 22h40)
Sábado ( 08h30 às 12h00)

Investimento

R$ 6.000,00 ou 15 X R$ 451,86 - Valor Integral

Coordenação

Ana Elisa Ribeiro
Ana Elisa Ribeiro é formada em Letras, com Mestrado em Lingüística. Desenvolve tese de Doutoramento em Lingüística Textual na UFMG.
E-mail: anadigital@gmail.com

Carlos d'Andréa
Carlos Frederico de Brito d'Andréa é jornalista graduado pela UFMG, especialista em Gestão Estratégica da Informação e mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG. Especializado em mídias digitais.
E-mail: carlosfbd@una.br

Conteúdo retirado do site do Centro Universitário Una

WatchmenAbertura de desenho animado? Tem de tudo hoje em dia, kkkkkk