26 abril 2011

5 dicas para entender o Tumblr como ferramenta de marketing.

O Tumblr é uma ferramenta de “mini-blog” que é o meio do caminho entre o WordPress.com e o Twitter. O conceito de uma postagem simples e rápida do Twitter, mas sem limitações e um suporte muito maior ao multimídia, como no WordPress.com, faz do Tumblr uma ferramenta simples de usar, mas muito completa em suas possibilidades.

O uso dos blogs corporativos, independente do formato dele, seja blog, microblog, miniblog ou o que mais inventarem, sempre abre novas possibilidades para as empresas explorarem de forma criativa o universo digital.

Algumas das ferramentas que temos hoje ainda são questionadas em como podem ser úteis para alguma empresa qualquer, neste caso podemos enquadrar o Instangram (serviço de compartilhamento de fotos que vem fazendo muito sucesso) e o próprio Tumblr, que ainda tenta conquistar espaço com o seu formato “diferenciado”.

Quando o Tumblr é utilizado como uma ferramenta de marketing tem algumas especificações que devem ser lembradas:

Comentários não tem tanta importância:

Apesar de alguns temas habilitarem o uso dos comentários através de ferramentas como o Disqus, o Tumblr nativamente não utiliza alguma sistema de comentários.

O objetivo do Tumblr acaba se tornando a “reblogagem“, que é semelhante ao retweet do Twitter.

As pessoas podem “reblogar” e “gostar”:

Outros sistemas de blogagem utilizam o sistema de reblogagem, onde o usuário pode postar o que já foi postado por outro usuário.

A ideia é extremamente semelhante ao retweet e segue a mesma ideia, mas mais completo por utilizar as ferramentas do Tumblr.

Também há o “gostar”, semelhante ao “curtir” do Facebook, onde você mostra algo que lhe interessou, mas sem precisar compartilhar com todos.

Os usuários seguem suas postagens:

No Tumblr também existe o sistema de Follow (seguir) outros usuários e assim cria-se uma rede de contatos dentro da ferramenta.

Esta funcionalidade se faz muito interessante no momento em que você atinge um grande número de seguidores e as suas postagens tem cada vez mais chances de atingir os leitores.

Objetivo é ser rápido e impactante:

Mais uma vez comparando diretamente com o Twitter, o Tumblr é feito de postagens rápidas e quanto mais impactantes forem, maior o retorno de retweets e reblogagens.

Estas especificações são as ferramentas que com certeza diferenciam o Tumblr das outras ferramentas e aqui você pode conferir alguns exemplos de empresas que souberam utilizar estas especificações

Lembre-se de participar, interagir e reblogar!

Como já falamos, no Tumblr as pessoas “gostam” e “reblogam” as coisas. Se você quer ter mais retorno através desta ferramenta, aprenda a usá-la interagindo com seus leitores, reblogando-os e interagindo sempre que possível.