11 outubro 2009

Um em cada cinco lares terá conexão banda larga em 2010

Brasil tem 13,6 milhões de conexões, segundo relatório da Cisco.

Por Luciana Alves

Estudo da consultoria Gartner, divulgado pelo site ITPro revela que o número de residências com conexão banda larga continua a crescer e que, até 2010, 20% dos lares terão a tecnologia. O número de conexões fixas passará de 282 milhões, em 2008, para 422 milhões, em 2010.

Dentre os motivos encontrados para o crescimento estão a diminuição dos preços dos computadores, a migração da conexão discada e a banda larga com preço mais acessível. Nem a crise econômica mundial foi capaz de deter a expansão do acesso à banda larga.

Os consumidores podem estar revendo seus orçamentos domésticos por conta da crise, mas não está em seus planos de redução de despesas o abandono da conexão por banda larga, afirma Amanda Sabia, principal pesquisadora da Gartner.

O relatório também alerta que, embora o crescimento esteja acelerado, ainda há grande disparidade no acesso à tecnologia entre países desenvolvidos e os emergentes. Segundo o documento , o número de lares com conexão banda larga em países ricos supera o de países pobres na proporção de 4 para 1. E esse abismo digital não deverá diminuir tão cedo. A previsão é de que nos próximos dez anos a diferença permaneça entre 50 e 54 por cento.

Para se ter uma idéia da desigualdade atual, basta olhar o ranking divulgado pela consultoria. O país com maior penetração de conexão banda larga é a Coréia do Sul, com o percentual de 86 por cento. Já o menor percentual é encontrado na Indonésia, com menos de 1 por cento.

De acordo com a Cisco, em seu relatório semestral Barômetro Cisco de Banda Larga , lançado este mês, até junho, as conexões via banda larga, fixas e móveis, chegaram a 13,6 milhões no Brasil. Esse número representa um crescimento de 16% apenas no segundo semestre.

www.geek.com.br