04 fevereiro 2009

Audiolivros conquistam o mercado

Áudio livros conquistam cada vez mais o público

Perdas e ganhos, de Lya Luft; As mentiras que os homens contam, de Luis Fernando Verissimo; e Uma vida inventada, de Maitê Proença, são algumas das obras adaptadas pela Plugme para áudio livros. Diretor da Plugme, que atua como um selo da Ediouro, o francês Patrick Osinski conta como nasceu a idéia de investir na área: “Percebi os sinais do mercado há quatro anos. O primeiro foi a criação de áudio livro em inglês da Inglaterra, porque os britânicos não queriam mais escutar livros com sotaque americano. O segundo sinal foi quando a França, que era mais resistente, também se abriu para o mercado dos áudio livros. Depois disso, vi que no Brasil não havia quase nada que me interessava para ouvir . Só conseguia achar áudio livros de poesia ou religiosos. Então, pensei: " Será que sou o único a pensar isso ?" Assim, fiz uma pesquisa e descobri, com surpresa, que muitos brasileiros já compravam áudio books americanos e franceses. Entrei no mercado gravando mais de 300 áudio livros clássicos da literatura. No caminho encontrei a Lucia Riff, que me ajudou a entender o mercado editorial e a fazer que eu pudesse gravar alguns best-sellers com autores atuais nacionais e internacionais. Depois, tive um encontro com Jorge Carneiro, presidente da Ediouro, que fez evoluir o conteúdo e o mercado do jeito que estamos fazendo: publicando best sellers, lidos em grande parte por locutores famosos. E acho que os áudio books são um meio muito rico para emocionar, ensinar, provocar as pessoas e deixá-las ligadas na literatura para sempre.
Mais informações: http://blog.plugme.com.br/