21 maio 2009

Google Analytics: Conheça quem visita seu site


É essencial para quem mantém um blog ou site conhecer quem o visita. É uma questão de marketing: se você conhece seu cliente, pode oferecer um produto mais adequado às suas necessidades.
Na internet, existe uma ferramenta fantástica para fazer isso: o Google Analytics. E o melhor: ela é totalmente grátis – isto é, se você ainda não atingiu 5 milhões de visitas em seu site, que é quando você precisará pagar por ela.
Se você precisa de mais argumentos para aderir ao Google Analytics, seguem alguns dados importantes que você obterá com a ferramenta:
Saberá quantas visitas você recebe diariamente e quantas páginas cada visitante acessou em seu site;
Saberá também quais são as páginas mais acessadas do seu site, permitindo a você focar seus esforços no conteúdo que lhe traz mais visitas;
Descobrirá em que país, estado e cidade moram as pessoas que o visitam, possibilitando a criação de conteúdos regionais;
Saberá como as pessoas chegam ao seu site, se é através de um mecanismo de busca, de links em outros sites, descobrindo se a divulgação que você está fazendo está surtindo efeito;
Saberá qual é o sistema operacional, o browser, o tamanho da tela e outras informações sobre as máquinas de seus visitantes, permitindo a você configurar seu site ou blog para que seja exibido da maneira que se adeqüe a eles.
Poderá comparar os dados do seu site com os dos seus “concorrentes” de tamanho similar, para verificar se você está acima ou abaixo da média.
E muito mais. Mas, espero que, neste ponto, você já tenha se convencido da importância em utilizar o serviço. Sem ele, ou outra ferramenta similar, você trabalha “às cegas” e é mais difícil gerenciar e otimizar seu trabalho.
Inscrevendo seu site
Para começar a utilizar o serviço, basta acessar o site www.google.com/analytics/pt-BR e digitar seus dados de acesso à conta do Google. Se for sua primeira vez, será exibida uma tela de apresentação, com um botão para você se inscrever. Clique nele.
Na próxima tela, serão solicitados os dados do site que você está inscrevendo. Preencha-os e clique em “Continuar”.