13 fevereiro 2009

Redes sociais são alternativas em tempos de crise | ARTIGO

Redes sociais são alternativas em tempos de crise

A presença da marca de uma empresa na Internet - de uma maneira espontânea e colaborativa - só traz benefícios para as corporações. Especialmente em época de crise, a Web - se bem utilizada - pode se tornar uma eficaz alternativa para que as empresas não desapareçam do mapa dos negócios. Trata-se de uma ferramenta que já está consolidada, com inúmeros casos de sucesso no Brasil e no mundo.

Um exemplo da boa utilização da Internet para fins corporativos está associado à Blendtec. Fabricante de liquidificadores, a empresa resolveu mostrar a potência e resistência dos seus aparelhos no YouTube. Só que ao invés de triturar frutas, verduras e outros alimentos, a empresa passou a triturar bolinhas de gude. O sucesso foi tanto que a companhia partiu para latas de refrigerante, bolas de golfe e até um iPhone (veja vídeo). Rapidamente a empresa adquiriu vários seguidores e hoje é um dos canais mais vistos do YouTube, com quase 140 mil assinantes.

A estratégia utilizada pela Blendtec foi pensada com base em pesquisas que apontam a influência que as redes sociais têm em relação aos consumidores. No estudo mais recente divulgado pela Júpiter Research ficou constatado que a metade dos leitores de blogs considera essas páginas essenciais como fonte de informação sobre produtos. Segundo o levantamento, 17% lêem resenhas na Internet, 16% procuram mais informações e 16% acessam sites de empresas fabricantes ou lojas que comercializam os itens.

É com base nessa nova tendência que as empresas estão começando a ver a Internet como uma importante ferramenta de negócios. Grandes corporações e marcas consagradas vêm desenvolvendo ações de comunicação online e incluindo as iniciativas em redes sociais como ação obrigatória em seus planos de comunicação.

Mas esta realidade ainda parece distante das PME’s no Brasil, embora muitas delas já entendam que blogs e páginas de relacionamento influenciam a opinião dos consumidores. Apesar de saberem do poder das mídias sociais, elas ainda estão despertando para a força de persuasão que as ferramentas de comunicação e interação online têm em relação ao seu target e descobrindo formas de como utilizar a Internet em favor do desenvolvimento dos negócios.

Formadas por pessoas com interesses, valores e objetivos comuns, as redes sociais são criadas para promover o compartilhamento de informações e opiniões. Por meio delas, os indivíduos se expressão, debatem e disseminam conceitos. E estas opiniões podem ser a respeito de produtos, empresas ou marcas. Sabe-se que na decisão de consumo, as pessoas são muito mais influenciadas pelas opiniões de terceiros do que pela própria publicidade. E o antigo e tradicional boca-a-boca ganha ainda mais poder de propagação na Era da Web 2.0.

O papel do empreendedor


Mas o que o empreendedor precisa fazer para maximizar os resultado na Web e gerar visibilidade para a empresa? Em primeiro lugar, é válido salientar que a Internet, assim como os demais meios de mídia, deve ser encarada com profissionalismo. Isso requer conhecimento técnico e talentos especializados.

O passo inicial para o empresário é elaborar um planejamento de ações, que - como toda ação de marketing - começa na definição exata dos objetivos da companhia, do seu diferencial competitivo e, principalmente, de um estudo do seu target. É fundamental conhecer a fundo o público-alvo, estudando seus hábitos e valores.

Após todo esse planejamento e as primeiras ações, o empreendedor perceberá como a exposição de seus produtos e serviços nas redes sociais é importante como ferramenta de divulgação, criação de imagem e geração de novos negócios. É um recurso que, com certeza, só tende a crescer. No entanto, é importante dizer que o empresário não tem a obrigação de conhecer a fundo a Internet e suas possibilidades, mas deve – obrigatoriamente – procurar a assessoria de quem tem conhecimento técnico e expertise no assunto.

Fonte: Luiz Alberto Ferla é CEO das empresas Knowtec e Talk Interactive

O futuro da comunicação móvel – Nokia Morph



nokia_morphJunto com a Univerdade de Cambridge, a Nokia está criando um novo dispositivo que promete revolucionar a forma que nos comunicamos atualmente.

O Morph é apenas um conceito que para se tornar realidade precisa de muitos investimentos e avanços tecnológicos, que segundo especialistas, só será possível dentro de 10 anos.

Sua viabilidade depende muito da nanociência, e da sua evolução. Este vídeo traz em detalhes como o aparelho deve funcionar.



Conteúdo retirado do site Profissionais da Web

Mercado de celulares e publicidade móvel


A Mobile Marketing Association divulgou um relatório com o crescimento do mercado dos celulares, especialmente na publicidade e nas campanhas.

O mercado traz muitas oportunidades especialmente para agências de publicidade, desenvolvedores e agregadores de conteúdo.

Eu pensava que o mercado para celulares não era tão abrangente, mas o relatório mostrou muitas oportunidades como:
- Clientes de e-mail
- Comunicador instantâneo
- Jogos
- Áudio e vídeo player
- Calendário, calculadores e outros utilitário
- Guias turísticos e tradutores

Os principais tipos de publicidade móvel são:
- Banners
- Tags
- Anúncios contextuais

No Brasil isso ainda não é uma realidade, até por causa do custo que é acessar sites através do celular, mas acredito que no futuro isso deve-se tornar realidade.


Conteúdo retirado do site Profissionais da Web

A história do design da Apple e suas obras de arte


Qualquer produto da Apple, nos dias de hoje – em especial depois que Steve Jobs voltou a comandar a empresa nos anos 90 – são considerados obras de arte. Os mínimos detalhes são pensados pela equipe de designers e desenvolvedores com os mais variados materiais disponíveis no mercado.

A equipe fica meses trabalhando em um novo produto, que não é lançado enquanto não estiver como o Steve Jobs quer.

Esta apresentação traz todos os produtos da Apple, organizados pela data que foram lançados e a evolução desde 1976, na primeira “caixa” criada na garagem.


Contéudo retirado do site Profissionais da Web

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