02 maio 2011

Você sabia que escrever sem acentos pode baratear seu SMS?

Quando digitamos uma mensagem no celular, temos uma quantidade específica de caracteres considerados a máxima para cada SMS. Sempre que o texto ultrapassa esse número pré-estabelecido, a mensagem é dividida em duas ou mais partes, dependendo do tamanho final.

Wow! Comunicação por SMS

O que muita gente não sabe é que cada parte dessas é cobrada pelas operadoras como uma mensagem diferente. Ou seja, se o seu texto ficou grande demais e foi dividido em três seções, por exemplo, cada uma delas será cobrada separadamente, diminuindo seus créditos sem sequer você reparar.

Por que as mensagens ficam grandes?

Existem alguns aspectos que fazem as mensagens se tornarem maiores do que deveriam. O principal deles é a utilização de acentuação, ou símbolos em geral, no decorrer da SMS. O til, o acento agudo (“crase”), o acento circunflexo e os pontosCuidado com o uso excessivo de símbolos! de interrogação e exclamação são exemplos disso.

Isso acontece porque os acentos são caracteres especiais. Para que eles sejam reproduzidos corretamente para o receptor, é preciso que sejam adicionados códigos que identificam cada símbolo de acentuação.

A inserção desses códigos no texto faz com que o número de caracteres disponíveis seja diminuído, pois eles já foram utilizados pelos caracteres especiais, por mais que você não consiga enxergá-los.

Entenda melhor como isso funciona

Segundo especialistas da área da telefonia, os aparelhos lançados nos últimos anos utilizam o alfabeto GSM 3.38, que traz apenas 138 caracteres, contando com alguns símbolos. Quando o usuário seleciona um símbolo que não está contido nessa listagem de letras, o aparelho automaticamente passa a utilizar o sistema Unicode, que torna 70 caracteres o máximo para de espaço para a mensagem.

Muitas pessoas se comunicam por torpedos

É por isso que alguns acentos e símbolos não afetam o tamanho da mensagem. Os símbolos “é”, “è”, “í”, “ó” e “ù” costumam fazer parte do código utilizado pelo GSM 3.38, portanto, não fazem com que o sistema mude para o Unicode. Ou seja, desses caracteres especiais você pode usar e abusar sem culpa, porque não vai pesar no seu bolso.

Porém, é importante prestar atenção em um detalhe: quando utilizados em letras maiúsculas, esses símbolos voltam a contar caracteres a mais na sua mensagem.

Como saber quando isso acontece

Existem alguns aparelhos que evidenciam essa queda no número máximo de caracteres para a mensagem, sempre que um símbolo é utilizado. Porém, em outros, esse aspecto não fica tão claro. Por esse motivo, vamos utilizar o iPhone como exemplo para demonstrar essa diferença na prática. Siga as instruções a seguir e comprove você mesmo.

Siga os passos e veja você mesmo!

Acesse o menu “Ajustes”, localizado geralmente na home do iPhone, e, então, pressione o ícone “Mensagens”. Na tela aberta, são mostradas algumas opções de configuração para esse item. Nesse caso, vamos utilizar as funções “Mostrar Assunto” e “Contas Caracteres”. Deixe-os ativados, arrastando a pequena barra até que a cor azul apareça.

Repare na diferença de caracteres

Agora, digite uma mensagem qualquer com e sem caracteres especiais. Você vai notar que, quando não existe símbolo, a contagem máxima de texto fica em 160. Porém, quando o usuário digita acentos, por exemplo, a quantidade limite cai para 70. Esse é uma exemplificação prática do conceito explicitado nos itens acima.


Conteúdo retirado do site www.tecmundo.com.br

Globo tem novo formato de anúncio para rádios


Sistema Globo de Rádio apresenta nova modalidade de publicidade para os portais das emissoras do grupo, buscando oferecer cada vez mais visibilidade aos seus clientes e anunciantes.

Batizada de “ envelopamento do player”, a nova propriedade esta disponível para comercialização no formato de diárias, e permitirá aos clientes customizarem os players das emissoras – oferecendo exposição com destaque total para suas marcas.

Para estrear o novo formato, a campanha dos biscoitos Adria Tortinhas estampará o player da Multishow FM, rádio presente na web e negociada pelo SGR, por três meses – renovando suas imagens a cada 15 dias.