29 março 2011

Facebook FanPage: Guia básico de uso para marcas.

Já falamos aqui no blog sobre a diferença na comunicação no Twitter e no Facebook, também já falamos sobrelanding page dentro do Facebook, como ela deve ser e como se cria uma.

Hoje vamos falar sobre o contexto geral da página, trazendo algumas dicas de como marcas podem utilizar a suafanpage de forma mais eficiente.

A comunicação com os seus leitores, sejam clientes ou não, deve ser adequado de acordo com cada empresa. Cada empresa tem um público-alvo diferente, por isso é importante analisar e entender bem para conseguir um relacionamento efetivo.


  • >Cada postagem em uma fanpage é como o post de um blog, mas aqui além de comentar, as pessoas podem curtir. Talvez a grande vantagem do Facebook seja a facilidade com que as pessoas interagem através de seus perfis, sem precisar acessar a página diretamente. Aproveite isto para incentivar as interações;
  • > Lembre-se que assim como no Twitter, qualquer um pode se empolgar e acabar fazendo spam. Toda atualização da página será enviada para todos os fans daquela página. Cuide para não perder “curtidas” assim;
  • > Na tela inicial do Facebook o usuário pode escolher receber as atualizações mais recentes ou as mais importantes. Para julgar quais notícias são mais relevantes a rede social usa um sistema interno semelhante ao PageRank do Google. Ter uma boa reputação dentro da rede social significa ser considerado relevante e isso vai fazer com que as suas atualizações ganhem ainda mais destaque;
  • > Fique de olho nas estatísticas e descubra quem é o seu público dentro do Facebook. Você vai poder saber quem são eles, gênero, idade, cidades, enfim, informações o suficiente para você direcionar as suas postagens;
  • > As fanpages dispõem de diversos recursos, como páginas que você pode curtir e imagens que podem ser enviadas (e ficam dispostas na parte superior). Aprenda a utilizar bem todos os recursos e faça com que sua página tenha mais retorno;
  • > O administrador da página pode permitir que os visitantes deixem suas mensagens, fotos e vídeos. Aprenda a utilizar este recurso e deixe seus fans interagirem entre si, fortalecendo a relação que todos tem com a marca;
  • > Saiba quando é a hora de interagir e quando é hora de vender, isto vai facilitar e trazer um retorno muito mais significativo para a página.
  • > Fique por dentro das novidades, acompanhe as principais fanpages e os principais blogs sobre o assunto para saber ainda mais sobre as melhores práticas :)
Conteúdo retirado do site http://www.midiatismo.com.br