06 fevereiro 2009

Google Latitude: Vai revolucionar até o seu Chopp

O conceito do Google Latitude não é novo, há várias alternativas, vários outros serviços semelhantes, mas é como Twitter, MSN, etc: Só funciona se todo mundo entrar na brincadeira.

Com o tamanho do Google, a massa critica é facilmente atingida, então dá para prever que o negócio vai pegar. Mais ainda, será um sucesso. Mais mais ainda, irá revolucionar sua vida.

Qual o conceito afinal: Todo celular decente hoje aceita Google Maps, e mesmo sem um chip de GPS, usa o chamado A-GPS, localizando o aparelho geograficamente via triangulação de antenas. Em cidades como São Paulo e Rio dá para se virar perfeitamente sem GPS, só com o posicionamento via operadora.

Imagine então um Google Maps, que mostre onde estão seus amigos. Atualizado automaticamente pelo celular, ou manualmente se você quiser ser mais (ou menos) preciso.

Pense, você está passeando por uma região, puxa o celular e descobre que dois amigos estão pelas redondezas. Solta um SMS “estou na área, chopp AGORA?” Ou então você está na pista (balada, em paulistês), declara aberta a Temporada de Caça a Blogueiras; puxa seu telefone, verifica em que região a caça está mais abundante, e vai à luta.

Dá para pensar em vários usos mais nobres para o serviço, mas nenhum me ocorreu no momento.