11 julho 2009

Falando sobre Mitos SEO – Otimização de Sites

Hoje a sigla SEO ficou muito banalizada ao meu ver, muita gente falando de pouca coisa acabam criando muito problema. Felizmente pude ter um professor de SEO que começou nessa área há quase 6 anos atrás se não me engano. Hoje, tem muitos que pensam que SEO é apenas preencher lacunas do seu site e pronto. Uma verdadeira análise de um site, depende muito mais de uma simples revisão superficial sobre aspectos como título da página, url, links… Eu diria até que SEO é prática e costume. Otimizar um site seria como arrumar um armário, chega uma hora que o armário precisa ser arrumado novamente, por isso é muito mais prático arrumar sempre que for mexer. Com seu site seria a mesma coisa, em cada artigo, publicação e etc seria bom otimiza-lo, mas não é sobre isso essa matéria de hoje.
Com essa banalização do SEO muitos sabem muito e somente poucos realmente sabem alguma coisa. Por isso resolvi criar uma lista de mitos que ao longo de meu estudo sobre esse tema pude perceber que de fato são mitos.
1º – Meta tags (Description e keywords) são importantíssimas e tem um peso grande!
Uma grande besteira, atualmente o peso das meta tags diminuiu bastante. Então não preciso colocar no meu site? A minha resposta para isso é: custa colocar? Agora isso pode ter um peso pequeno mas e se as regras do jogo mudarem? Seu site já estará otimizado para tudo, sem contar que é importante colocar uma description para sua página inicial para que sua SERP dê retorno, não pelo SEO mas por uma questão de usuabilidade, seu visitante saberá do que se trata antes mesmo de entrar. (vale lembrar que sempre que possível é legal colocar uma description para cada página criada, mesmo que isso pareça impossível de se fazer)
2º – Ponha o seu site em todos as ferramentas de busca, quanto mais melhor!
Evite ao máximo utilizar ferramentas para seu site automaticamente em várias ferramentas de busca, a chance de você ser bloqueado por SPAM é grande. Procure sempre fazer seu site/blog não se importando tanto em que ferramentas de busca ele está. Se ele de fato for relevante, relaxe, as ferramentas de busca virão atrás do seu site!
3º – Palavras-chave! Coloque muitas palavras-chave!
O que se deve ter é apenas bom senso. Não queira ser um comercial da Polishop que fica repetindo “Compre agora seu AbStretch e mais! Ganhe uma bolsa AbStretch. Mas não é só isso! Ligando agora você também recebe um vídeo AbStretch de como fazer seus exercícios no seu AbStrecth!”. Tenha bom senso, utilize sim as palavras-chave de uma forma que seja natural, sua página deve ser construída para pessoas e não para crawlers/robôs.
4º – SEO é uma questão de links! Quem tem mais, ganha!
Há mais de 100 fatores que influênciam no SEO, link é um deles. Como sempre digo, SEO é hábito, estratégia e raciocínio. Procure utilizar ao máximo tudo que o SEO tem a fornecer.
5º – Mecanismos de buscas não gostam de URL’s dinâmicas.
Não é uma questão de gosto, páginas dinâmicamente criadas tem sua url trocada sempre, ou seja, muitas dessas páginas passam a não ser mais indexadas por serem geradas dinâmicamente.
Fique ligado! Por agora é só, há muito o que falar sobre os mitos do SEO, provavelmente devo criar uma outra matérias explicando outros mitos.
Um grande abraço!
Sem posts relacionados.

Conteúdo retirado do site http://www.otimizacaodesites.com/mitos-seo/