16 fevereiro 2009

A usabilidade dos cardápios

Hoje li um artigo no webinsider que eu queria que o mundo inteiro lesse. Ou pelo menos os donos de restaurantes, bares e lanchonetes que insistem em utilizar aqueles cardápios antigos, confusos e desorganizados.

O artigo fala sobre a organização do conteúdo dos cardápios, que algumas vezes faz o momento de escolher um prato se tornar cansativo e estressante - quando deveria ser usada para simplificar a vida de quem está com pressa e abrir ainda mais o apetite de quem está com fome. O papel do cardápio é fazer a interface entre o cliente e a cozinha do restaurante. E ninguém gosta de uma cozinha bagunçada, não é mesmo?

Um cardápio não é um amontoado de letras, não é anúncio publicitário. Dê destaque ao que precisa ter destaque.

Há ainda uma espécie de eyetracking dos cardápios, mostrando o caminho percorrido pelo olho do “usuário” até começar a procurar o prato desejado. Segundo o artigo, as áreas mais nobres do cardápio devem ser utilizadas para apresentar os produtos mais lucrativos, assim como em um website.

Achei que fosse neurose demais querer organizar cardápios, mas pelo visto não sou o único que se incomoda. Dá vontade de imprimir esse artigo e entregar em cada restaurante em que me sentir ofendido com a falta de usabilidade do menu - e quem sabe até desenhar um wireframe nas costas do guardanapo.

Link com a matéria completa: Comendo com os olhos: como montar um cardápio